A iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em disponibilizar parte da obra do Prof. Samuel Benchimol em formato digital é determinante no esforço de disseminação do conhecimento sobre a região que hospeda o maior rio do mundo, 300 milhões de hectares de floresta tropical chuvosa, 3 bilhões de espécies, um quinto da água doce disponível no planeta e habitat de 170.000 indígenas com 200 grupos étnicos falando 170 línguas diferenciadas, constituindo um inestimável acervo ambiental e cultural, chamada Amazônia.
Admirado por Gilberto Freire, reconhecido como intelectual superior e tratado como o mais amazonófilo dentre os brasileiros, ao mesmo tempo que era o mais objetivo, o mais científico, o mais idôneo, no seu conjunto de saberes sobre a Amazônia e o mais lucidamente didático, na irradiação dos seu conhecimento, Benchimol publicou densos estudos sobre a Amazônia que resultaram em 110 obras entre artigos e livros publicados a partir de 1942 e só encerrados com sua morte em 2002.
Suas obras seminais são:
-
- Amazônia: um pouco-antes e além-depois;
-
- O pacto amazônico e a Amazônia brasileira;
-
- Eretz Amazônia;
-
- Amazônia: formação social e cultural;
-
- Zênite ecológico e nadir econômico-social.
as duas últimas foram disponibilizadas no Portal do MDIC. Amazônia: um pouco-antes e além-depois é a próxima publicação a ser reeditada e disponibilizada em formato digital.
Ao escrever “Amazônia: formação social e cultural”, Samuel Benchimol traça um extraordinário estudo antropológico sobre a formação da sociedade amazônica. A publicação de 1999 foi reeditada em 2007 e é tão atual quanto histórica. O prefácio escrito pelo então Secretário de Tecnologia Industrial do MDIC destaca:
“Ao conhecer os personagens e suas históricas matrizes etnoculturais, a publicação mostra ao leitor as oportunidades que se revelam á medida que a Amazônia é desvendada em seus recursos naturais, minerais, energéticos e no pólo industrial que conseguiu atrair empresas que juntas faturam U$S 16 bilhões anuais em média…. Ao encerrar, o volume explica que apesar de múltiplas forças e formas de modernização, a identidade cultural amazônica permanece viva. A ocupação humana, do encontro da cultura ameríndia autóctone com as culturas européias e africanas fizeram surgir a Amazônia Lusíndia.”
Ao escrever “Zênite ecológico e nadir econômico-social”, o mais profícuo pensador dos problemas e da singularidade amazônica usa a metáfora geoastronômica para mostrar a situação do apogeu ecológico e perigeu econômico da região. Denis Baú, Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, escreveu a apresentação da obra:
“O ponto central do texto é a tentativa de solução aos problemas econômico-sociais persistentes da região. O autor mostra com clareza que nenhum país e desenvolvido ou subdesenvolvido por acaso ou coincidência. Essa situação é produto de ações ou inações, segundo o autor, imemoriáveis, que os levaram a regressão, estagnação, pobreza, perpetuando condições seculares negativas geradas por suas próprias culturas ou valores. O nadir econômico-social é, portanto, resultado de fatores climáticos, metereológicos, elementos de ordem espiritual e religiosa, fator racial e de gênero, baixa produtividade das empresas, distância e isolamento, criações animais sem reconhecimento de qualidade, manejo florestal inadequado, uso indiscriminado do fogo, desmatamento, dificuldade em sair da pobreza, analfabetismo formal e informal e políticas inadequadas.”
Era também destacada presença na comunidade a que pertencia e importante empresário. Foi presidente do Comitê Israelita do Amazonas, fundador do grupo Bemol/Fogás junto com os irmãos e membro da Academia Amazonense de Letras. Samuel Benchimol será lembrado pela causa que defendeu por toda a vida:
“O desenvolvimento sustentável da Amazônia deve respeitar quatro parâmetros e paradigmas fundamentais: ser economicamente viável, ecologicamente adequado, politicamente equilibrado e socialmente justo”.
Bibliografia
-
- Roteiros da Amazônia. Caderno Acadêmico, Recife, ano II, n.3, 1942. (Pronunciada na Faculdade de Direito do Recife).
-
- Versos dos verdes anos:poemas e haikais escritos no período de 1942-1945. 9p. (Inédito).
-
- Quarto centenário do descobrimento do Rio Amazonas: diário de uma viagem pelo Rio Solimões até Iquitos. Manaus, 1942. 50p. (Inédito).
-
- O bacharel no Brasil: aspectos de sua influência em nossa história social e política. Manaus, Livraria Clássica, 1946. 33p.
-
- O cearense na Amazônia: inquérito antropogeográfico sobre um tipo de Imigrante. Prêmio “José Boiteux” do X Congresso Brasileiro de Geografia (1944). 1ª Edição, Conselho Nacional de Imigração e Colonização, Imprensa Nacional, Rio de Janeiro, 1946, 89p. 2ª Edição, SPVEA, Coleção Araújo Lima, Rio de Janeiro, 1965, 87p. 3ª Edição, Imprensa Oficial, Manaus, 1992, 304p.
-
- O aproveitamento das terras incultas e a fixação do homem ao solo. Boletim Geográfico, Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Geografia, Ano IV, n° 42, Rio de Janeiro, 1946, 38p.
-
- The next war. Miami University, 1946, 11p. (Resumo da monografia de pós-graduação).
-
- Capitalism, the creator. Miami University, l947, 5p. (Resumo da monografia de pós-graduação).
-
- History of economic throught: an outline. Miami University, l947, 17p. (Resumo da monografia de pós-graduação).
-
- Industrialization and foreign trade in Brazil. Miami University, l947, 11p. (Resumo da monografia de pós-graduação).
-
- Manaus: The growth of a city in the Amazon Valley. Miami University, Oxford, Ohio, USA, 1947, 165p. (Dissertação de mestrado em Economia e Sociologia).
-
- Sociology in Brazil and in the U.S.: a Comparative Study. Sociology and Social Research, Los Angeles, vol. 32, n.2, 1947, 27p.
-
- Diário de um estudante da Miami Universitye de um viajante pelos Estados Unidos (1946/7), 174p. (Inédito).
-
- Ciclos de negócios e estabilidade econômica: contribuição ao estudo da conjuntura. Manaus, 1954, 152p. (Tese de Doutorado).
-
- Planejamento do crédito para a valorização da Amazônia: situação histórica e atual do crédito no Amazonas, política de crédito necessária ámobilização, e medidas complementares e colaterais.
-
- Relatório apresentado pela Sub-Comissão de Crédito e Comércio, da Comissão Coordenadora dos Subsídios do Estado do Amazonas para o Plano Qüinqüenal da Valorização da Amazônia, da qual foi Presidente e Relator. Manaus, 1954, 25p.
-
- Relação entre a economia e o direito. Revista da Faculdade de Direito do Amazonas, Manaus, n.3, 1955.
-
- Inflação e desenvolvimento econômico. Revista do Serviço Público, Manaus, vol. 73, Rio de Janeiro, 1956, 24p.
-
- Problemas de desenvolvimento econômico: com especial referência ao caso amazônico. Manaus: Sérgio Cardoso, 1957. 83p.
-
- O Banco do Brasil na economia do Amazonas. Edição SPVEA, Coleção Araújo Lima, Rio de Janeiro, 1958, 16p.
-
- Investimento e poupança: inquérito sobre a pobreza das nações. Revista da Faculdade de Direito do Amazonas, Manaus, n.7, 1960.
-
- Pólos de Crescimento da Economia Amazônica: Aspectos Espaciais, Temporais e Institucionais. In Cadernos CODEAMA, n° 2, Manaus, 1965, 42p.
-
- Pólos de crescimento e desenvolvimento econômico. Editora Sérgio Cardoso, Manaus, 1965, 42p.
-
- Estrutura geo-social e econômica da Amazônia
. Dois volumes, edições do Governo do Estado do Amazonas, Série “Euclides da Cunha”, Editora Sérgio Cardoso, Manaus, 1966, 1o vol. 186p; 2o vol. 500p.
- Estrutura geo-social e econômica da Amazônia
-
- Projeto ETA-54 da heveicultura do pós-guerra.
-
- Brasília, Congresso Nacional, 1970. Depoimento prestado áComissão Parlamentar de Inquérito (CPI-49/67) da Câmara dos Deputados. Diário do Congresso Nacional, Suplemento (Resolução n° 114, de 01/maio/1970), 7p.
-
- Política e estratégia na grande Amazônia brasileira. Edições Faculdade de Direito do Amazonas, 1968, 16p.
-
- Variáveis e opções estratégicas para o desafio amazônico. Manaus, 1969.
-
- Conferência proferida a bordo do Navio “Lauro Sodré” aos alunos da Escola Naval de Guerra.
-
- A planetarização da Amazônia. Jornal “A Notícia”, Manaus, 1972.
-
- Amazônia: mensagem a um desafio. Congresso das Classes Produtoras (Conclap), Rio de Janeiro. Revista da Associação Comercial do Amazonas, 1972.
-
- Polarização e integração: dois processos no desenvolvimento regional. Manaus, 1972. Conferência proferida aos estagiários da Escola Superior de Guerra, na sede do Comando Militar da Amazônia.
-
- A pecuniarização da Amazônia: a ameaça e o desafio do mega-boi no processo de ocupação da Amazônia. Jornal “A Crítica”, Manaus, 11/08/1974, e Jornal “Estado de São Paulo” de 08/09/1974.
-
- Conferência proferida na Comissão de Valorização da Amazônia, da Câmara dos Deputados.
-
- Amazônia: um pouco-antes e além-depois. Manaus: Umberto Calderaro / Universidade do Amazonas / Codeama, 1977.
-
- Projeto geopolítico brasileiro de libertação e desenvolvimento: a formação e reorganização do espaço político. Edição especial do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Manaus, 1977, 197p.
-
- Política fiscal. Edição Universidade do Amazonas, Faculdade de Estudos Sociais, Departamento de Direito Público, Manaus, 1978, 438p.
-
- O pacto amazônico e a Amazônia brasileira. Manaus: Universidade do Amazonas, Faculdade de Estudos Sociais, 1978.
-
- Petróleo na selva do juruá: o rio dos índios macacos. Edição Universidade do Amazonas, Manaus, junho/1979, 342p.
-
- A duodécada 80/90: reflexões e cenários amazônicos. Universidade do Amazonas, Manaus, 1979, 103p.
-
- Uma oikopolítica para a Amazônia. Simpósio Nacional da Amazônia, Câmara dos Deputados, 1979, 106p.
-
- Metodologia e diretrizes para um plano de desenvolvimento regional. Palestra realizada no Comando Militar da Amazônia, Manaus, 24/abril/1980, 3p.
-
- O desenvolvimento do médio e baixo Amazonas: uma prioridade regional. Palestra na 3ª Convenção Amazônica do Comércio Lojista, Santarém-Pa, junho/1980, 7p.
-
- O curumim na Amazônia. Conferência pronunciada na instalação do Curso Nestlé de Atualização em Pediatria, realizada no Teatro Amazonas, Manaus, agosto/ 1980, 12p.
-
- Tendências, perspectivas e mudanças na economia e na sociedade Amazônica. Manaus, 1980, 26p.
-
- Amazônia: andanças e mudanças. Cuiabá, Universidade Federal de Mato Grosso, 1981, 78p.
-
- Amazônia legal na década 70/80: expansão e concentração demográfica. Edição Universidade do Amazonas, julho/1981, 167p.
-
- A floresta tropical úmida: aspectos ecológicos. Seminário de Tropicologia da Fundação Joaquim Nabuco, Recife-Pe, 29/setembro/1981, 10p.
-
- A questão amazônica. Encontro Inter-Regional de Cientistas Sociais do Brasil, Manaus, 1981.
-
- Population changes in the brazilian Amazon. In The Frontier after a decade of colonization.
-
- Manchester University Press, 1985, 14p.
-
- Introdução ás cartas do primeiro governador da Capitania de São José do Rio Negro: Joaquim de Melo e Povoas. Manaus, Universidade do Amazonas, 1983, 30p.
-
- Introdução aos autos da devassa dos índios Mura (1738). 45th Congresso Internacional de Americanistas, Bogotá, 1985. Edição xerox, Manaus, 1985. Publicado nos Anais de la etnohistoria del Amazonas, Universidad de los Andes, Bogotá, 1985. Tradução em espanhol editada por Beatriz Angel e Roberto Camacho in Los meandros de la Historia en Amazonia. Quito, Abya-Yala, 1990, 50p.
-
- Cobras e buiuçus na Praça dos Remédios. Manaus, 1985, 20p.
-
- Grupos culturais na formação da Amazônia brasileira e tropical. Apresentado ao II Encontro Regional de Tropicologia da Fundação Joaquim Nabuco, Manaus, 1985, 31p.
-
- Política florestal para a Amazônia brasileira: projeto no congresso. Jornal “A Crítica”, 09/fev/1985, 8p.
-
- O “encantamento” de Gilberto Freyre. Ciência e Trópico, Recife, v. 15, n° 2, jul/dez 1987. in Caderno de Cultura, Brasília, ano 2, dez/1988, 4p.
-
- Amazônia fiscal: uma análise da arrecadação tributária e seus efeitos sobre o desenvolvimento regional. Edição Instituto Superior de Estudos da Amazônia — ISEA, Manaus, 1988, 179p.
-
- Extrativismo, agricultura e indústria na Amazônia: seringa, roça e fábrica, um trilema? in Seminário de Jornalismo Econômico da Amazônia, Manaus, 1988.
-
- Manual de introdução a Amazônia: programa, bibliografia selecionada, notas, mapas, quadros, material de leitura para análise, crítica e reflexões. Manaus, 1988, 226p.
-
- The Free Trade Zone of Manaus: assessment and proposals. 46th International Congress of Americanists, Amsterdam, Holland, 1988.
-
- Zona Franca de Manaus: a conquista da maioridade. The Manaus Free Trade Zone: Coming of Age. Edição bilingüe português/inglês Suframa/Sver & Boccato, São Paulo.
Autora:
Profa. Dra. Lillian Alvares
Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília