Notícias

← Voltar para Notícias

Inscrições para a 18ª edição do Prêmio Samuel Benchimol encerram dia 15 de julho


A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) vai sediar a 18º edição dos Prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente. As inscrições estarão abertas até o dia 15 de julho e podem ser feitas acessando o link Prêmio Samuel Benchimol. Entre 29 de julho e 7 de outubro os projetos inscritos e selecionados serão submetidos à comissão avaliadora, técnica e julgadora. A solenidade de outorga está programada para acontecer dia 25 de novembro de 2022.

Podem inscrever suas propostas, instituições de representação sindical ou profissional, universitárias ou de pesquisa sediadas no País ou no exterior. Instituições com atuação no desenvolvimento sustentável da Amazônia, entidades que tenham o objetivo de promover o desenvolvimento regional, nacional ou internacional, empresas públicas ou privadas com investimento na Região Amazônica e ainda autônomos com atividades referentes à região.

O curador, professor José Rincon reiterou a importância dos prêmios, porque têm o objetivo de reconhecer iniciativas e trajetórias pioneiras à compreensão da Amazônia e desvendar novos caminhos em prol do desenvolvimento sustentável da região. Rincon também destacou que os prêmios recebem apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), das Federações de Indústrias da Região Amazônica, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), dentre outras instituições.

Projetos de Rondônia, São Paulo, Paraíba, Acre, Amazonas, Roraima, Tocantins, Pará, dentre outros estados, foram agraciados com o Prêmio Professor Samuel Benchimol, desde sua criação em 2004. Até hoje foram mais de três mil inscrições, totalizando 187 premiações divididas entre projetos e indicações, originadas de quase todos os estados brasileiros.

O superintendente da FIERO, Gilberto Baptista lembrou que os prêmios são fundamentais e que no histórico das 17 edições, Rondônia teve oito projetos selecionados e premiados na categoria Suporte ao Desenvolvimento Regional e categoria Social.

“A iniciativa é fundamental”, comentou Baptista, “pois tem o objetivo de pensar a Amazônia em variadas dimensões, estimulando a criação e implementação de projetos visando o aumento da produtividade das empresas, exploração de recursos naturais sem impacto ambiental e melhoria da qualidade de vida da sua população”, disse.

Baptista citou, como exemplo, o Instituto Amazônia +21, presidido por Marcelo Thomé. “O Instituto nasceu da percepção e do reconhecimento do potencial econômico e da geração de negócios, considerando a biodiversidade e o bioma amazônico, pensamentos que comungam com as metas dos Prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente”, finalizou.

← Voltar para Notícias