Amazônia - Formação Social e Cultural

Um estudo monumental da Amazônia, em que, ao saber, se junta aquela camoniana experiência, que dá um a um saber a dimensão magnífica da sabedoria'. Com essas palavras, o escritor Gilberto Freyre descreveu a obra de Samuel Benchimol. 
Disponível em:


Amazônia - A guerra na floresta

De natureza eminentemente econômica, essa obra publicada em 1992 causa surpresa pela atualidade. Publicada no mesmo ano da Conferência Rio 92, o autor apresenta a trajetória das tentativas de apresentar soluções para os problemas amazônicos.
Disponível em:


Amazônia - Um pouco antes e além depois

Obra-prima do professor Samuel Benchimol, o livro aborda, com rigor científico e linguagem poética, a formação histórica e cultural da região amazônica, bem como a própria descoberta da Amazônia pelo autor.
Disponível em:


Eretz Amazônia - Os Judeus na Amazônia

Depois dos cearenses e portugueses, a maior contribuição formação social e cultural da Amazônia veio dos sefaraditas marroquinos, que chegaram, ao contrário de outros grupos, acompanhados de mulher e filhos, o que já prenunciava o desejo de ficar.
Disponível em:


Zênite Ecológico e Nadir Econômico Social

Utiliza conceitos geoastronômicos e astrofísicos para mostrar incisivamente a situação do apogeu ecológico e perigeu econômico da região que se constitui inestimável acervo ambiental e cultural do planeta.
Disponível em: